Acadêmico





Cadeira 2: Profa. Dra. Cecília Maria Domenica Sanioto Di Lascio

Patrono: Profa. Dra. Cecília Maria Domenica Sanioto Di Lascio

Acadêmico: Prof. Dr. Osnir Claudiano da Silva Junior



Profa. Dra. Cecília Maria Domenica Sanioto Di Lascio

Natural de São Paulo/SP (1913). Bacharel em Ciências Sociais e Políticas da Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo. 1940-1942. Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. 1943/1944/1948. Tese: “Satisfação no desempenho profissional da Enfermeira-Estudo sobre necessidades psicossociais”.


Curso de Graduação em Enfermagem pelo Johns Hopkins Hospital School of Nursing. Baltimore, Maryland/EUA. 1944-1947. Bolsista pelo Institute Of Inter-American Affairs do Governo dos EUA. Professora de Sociologia da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 1948 e 1949. Enfermeira de Saúde Pública da Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo. 1948.
Pelo seu trabalho em aportar à enfermagem expressivo e importante conteúdo das Ciências Sociais, pesquisa, docência e administração, pela sua produção científica e seu trabalho na expansão da enfermagem universitária no Brasil; Organizadora e Primeira Diretora da Escola de Enfermagem do Recife, atualmente Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. 1950-1952 e estudos em História da Enfermagem, a professora Drª Cecília Maria Domenica Sanioto Di Lascio nomeia cadeira na Academia Brasileira de História da Enfermagem, ocupada por Osnir Claudiano da Silva Junior desde sua instalação em 2017.


Todas as informações e fotografia contidas nesta apresentação fazem parte do Acervo do Memorial de Enfermagem da UFPE, gentilmente fornecidas pelas Profª Gabriela Cunha Schechtman Sette,Chefe do Departamento de Enfermagem/CCS/UFPE e Senhora Lúcia Helena Barbosa Guerra, Secretária do Departamento de Enfermagem/CCS/UFPE. Recife, 11 de agosto de 2017.

 


Prof. Dr. Osnir Claudiano da Silva Junior

Meu nome é OSNIR CLAUDIANO DA SILVA JUNIOR, nasci em 05 de abril de 1965 na Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, durante as comemorações do IV Centenário de sua fundação. Naquela mesma noite, o filme Mary Poppins recebeu o Oscar. No mesmo ano foi lançada a canção “The Shadow of Your Smile”, Oscar do ano seguinte. O Salgueiro foi o campeão do carnaval e o Flamengo, de futebol do Estado da Guanabara. Também neste ano o Conselho Federal de Educação acolheu o parecer nº 977, exarado pela Câmara de Ensino Superior (CES) daquele conselho, teve como relator o conselheiro Newton Sucupira. Este instrumento deu as características atuais da Pós-Graduação no Brasil.

 

A Associação Brasileira de Enfermagem realizou na cidade o XVII Congresso Brasileiro de Enfermagem e foi publicada a versão brasileira do livro “Princípios Científicos de Enfermagem”.

Fui criança falante e curiosa, segundo testemunhos familiares. Falei cedo, andei cedo e logo fui alfabetizado. Cumpri trajetória mediana nos antigos primeiro e segundo graus de formação. Participei em 1983, como voluntário, na “Campanha de Vacinação contra a Poliomielite” da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Este é o primeiro dos certificados da minha coleção. Ingressei por vestibular unificado em março de 1986 na Graduação em Enfermagem e Obstetrícia da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ).

Iniciei o curso perto de completar os 21 anos de idade com o Brasil, recém-saído da ditadura militar. Participei do renascido movimento estudantil, ajudei a reabrir o Hospital Escola São Francisco de Assis e me formei em 11 de agosto de 1990, dia do estudante. A seguir completei os cursos de Especialização em Metodologia do Ensino de Enfermagem, UFRJ/1992, Mestrado em Saúde Coletiva, Instituto de Medicina Social, UERJ/1997; Doutorado em Enfermagem, UFRJ/2000 Estágio de Pós-Doutorado, IMS/UERJ/2003; Licenciatura em História no Instituto Metodista Bennett/2008, Mestrado em Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/2012 e o Estágio de Pós-Doutorado na Universidad de Granada/Fundación Index (España)/2018. Em 1992 iniciei, por concurso público, a carreira do magistério superior na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, onde me tornei Professor Titular em 2016. Muito me honra ser Membro Fundador do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem no ano 2000 e da Academia Brasileira de História da Enfermagem, 2010, onde ocupo na condição de acadêmico a cadeira Cecília Maria Domenica Sanioto Di Lascio desde 2017.