1st International Congress on the History of Nursing Education (ICoHNE), 5th Colloquium of the Brazilian Academy of Nursing History (ABRADHENF) and 2nd Symposium of the Laboratory for Nursing History Studies (LAESHE)

APRESENTAÇÃO

O 1st International Congress on the History of Nursing Education (ICoHNE), 5th Colloquium of the Brazilian Academy of Nursing History (ABRADHENF) and 2nd Symposium of the Laboratory for Nursing History Studies (LAESHE) é resultado de parceria de longa data entre a Academia Brasileira de História da Enfermagem (ABRADHENF) e o Laboratório de Estudos em História da Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP (LAESHE).
No ano de 2019, o ensino de História da Enfermagem nas Américas completa 102 anos. Pode-se dizer que o ensino de História da Enfermagem tem como marco temporal inicial, o estabelecimento do Standard Curriculum for Schools of Nursing (SCSN), nos EUA, em 1917, denominado Bases Históricas, Éticas e Sociais da Enfermagem e tinha como objetivo despertar o entusiasmo e interesse na profissão dos alunos ingressantes.
O SCSN teve grande influência nos currículos de Enfermagem no Brasil, através da primeira aparição do ensino de História da Enfermagem, com o mesmo título, no currículo da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública (programa oficial – Atual Escola de Enfermagem Anna Nery), de 1923 mudando o título para História da Enfermagem, em 1926. 
O ensino de História da Enfermagem sobreviveu a maioria das diversas reformas curriculares.
Com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, em 2001, o ensino de História da Enfermagem não é mencionado no corpo do documento, fato que possibilitaria sua remoção dos cursos de graduação, assim como já acontece em outros países. Dentro da filosofia atual curricular de formação de profissionais críticos, em relação à sua profissão e papel social, parece impossível realizar esta tarefa sem a discussão da História da Enfermagem, de seu legado para os dias atuais e conscientização da responsabilidade dos enfermeiros no futuro da Enfermagem. 

Diante do exposto o presente evento possui os seguintes OBJETIVOS:
- Congregar estudantes e pesquisadores do campo da História da Enfermagem e áreas afins, de diferentes países, para o fortalecimento do ensino da História da Enfermagem presencial;
- Discutir o ensino da História da Enfermagem, por meio de metodologias ativas, direcionado a produção do conhecimento em Enfermagem e;
- Divulgar e difundir a produção do conhecimento, por meio do campo da história da Enfermagem, no sentido de valorização deste profissional. 

Consideramos que o presente evento trará importantes discussões para o Ensino de História da Enfermagem e possibilitará a construção de uma rede de trabalho internacional para anos futuros e o fortalecimento da construção do conhecimento em História da Enfermagem e seu uso no ensino.
 


COMISSÃO EXECUTIVA

Presidente Executiva
Profa. Dra. Luciana Barizon Luchesi - 1ª Vice Presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem - ABRADHENF, Líder do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem - LAESHE.
1o. Vice-Presidente
Profa. Dra. Almerinda Moreira - Presidente da ABRADHENF.
2o. Vice-Presidente
Prof. Dr. Fernando Porto - Diretor de Divulgação da ABRADHENF, Conselheiro Suplente Quadro I, do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, Coren-RJ, Diretor de Divulgação da ABRADHENF, Vice-Líder do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem - LAESHE, Líder do Laboratório de História do Cuidado e Imagem em Enfermagem -LACUIDEN e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Secretaria:
Profa. Dra. Claudia de Carvalho Dantas - 1º Secretário da ABRADHENF.
Profa. Dra. Taka Oguisso - 3º Vice Presidente da ABRADHENF.
Comissão de Finanças
Profa. Ellen Maria Hagopian -1º Tesoureiro da ABRADHENF.
Profa. Dra. Tania Denise Kuntze - 2º Tesoureiro da ABRADHENF.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Luciana Barizon Luchesi - 1ª Vice Presidente da ABRADHENF, Líder do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem - LAESHE.
Profa. Dra. Almerinda Moreira - Presidente da ABRADHENF.
Prof. Dr. Fernando Porto - Conselheiro Suplente Quadro I, do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, Coren-RJ, Diretor de Divulgação da ABRADHENF, Vice-Líder do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem – LAESHE, Líder do Laboratório de História do Cuidado e Imagem em Enfermagem -LACUIDEN e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Prof. Dr. Genival Fernandes de Freitas - 2º Vice Presidente da ABRADHENF.
Profa. Dra. Taka Oguisso - 3º Vice Presidente da ABRADHENF.
Profa. Dra. Claudia de Carvalho Dantas - 1º Secretário da ABRADHENF.
Profa. Dra. Hyeda Maria da Gama Rigaud - 2º Secretário da ABRADHENF.
Profa. Ellen Maria Hagopian -1º Tesoureiro da ABRADHENF.
Profa. Dra. Tania Denise Kuntze - 2º Tesoureiro da ABRADHENF.
Prof. Dr. Gilberto Tadeu Reis da Silva - Conselho Fiscal da ABRADHENF.
Profa. Dra. Helena Maria Fekete Nuñez - Conselho Fiscal da ABRADHENF.
Prof. Dr. Joel Rolim Mancia - Conselho Fiscal da ABRADHENF.
Profa. Dra. Zeyne Alves Pires Scherer -  Chefe do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP.
Profa. Dra. Margarita Antonia Villar Luis - Pesquisadora Laeshe e docente do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP.
Profa. Dra. Carla Aparecida Arena Ventura - Diretora do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, EERP-USP.
Profa. Dra. Isabel Amélia Costa Mendes - Coordenadora da Rede Ibero-Americana de Editoração Científica em Enfermagem e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação no Processo de Enfermagem GEPECOPEn.
Profa. Dra. Luciane Sá de Andrade- Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP.
Prof. Dr. Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves - Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP.
Prof. Dr. Lucas Pereira de Melo - Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP.
Prof. Dr. Fábio Scorsolini-Comin - Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP.
Prof. Dr. Ronildo Alves dos Santos - Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP.
Carla Cristina da Cruz Almeida Lima - Mestre pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica EERP-USP
COMISSÃO PROVISÓRIA PARA COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS CIENTÍFICOS
Profa. Dra. Emiliane da Silva Santiago - Diretor de Pesquisa da ABRADHENF.
Prof. Dr. Genival Fernandes de Freitas - 2º Vice Presidente da ABRADHENF.
Profa. Dra. Gwyneth Rhiannon Milbrath - Primeira Vice-Presidente da Associação Americana de História da Enfermagem. Associada do Centro Midwest de Pesquisa em História da Enfermagem. Universidade de Illinois, Faculdade de Enfermagem de Chicago - EUA.
Profa. Dra. Helen Vandenberg. Presidente da Associação Canadense de História da Enfermagem, Professora Assistente, Escola de Enfermagem da Universidade de Saskatchewan (Regina), Canadá.
Profa. Dra. Lydia Wytenbroek,. Ex-Presidente da Associação Canadense de História da Enfermagem. Bolsista de Pós-doutorado da Rice Interdisciplinary em História do Cuidado em Saúde e da Enfermagem, Universidade da Virginia – EUA.
Profa. Dra. Margarida Maria Rocha Bernardes - Diretora de Assuntos Científicos Culturais ABRADHENF.
Prof. Dr. Osnir Claudiano de Silva Junior - Diretor de Educação da ABRADHENF.
Profa. Dra. Profa. Dra. Patricia O'Brien D'Antonio . Diretora do Instituto Bárbara Bates, Centro para a Pesquisa em História da Enfermagem – EUA. Editora da revista Nursing History Review, da Associação Americana de História da Enfermagem.
Profa. Dra. Taka Oguisso , 3º Vice Presidente da ABRADHENF.
 
COMISSÃO PROVISÓRIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS
Profa. Dra. Luciana Barizon Luchesi - - 1ª Vice Presidente da ABRADHENF, Líder do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem - LAESHE.
Profa. Dra. Taka Oguisso - 3º Vice Presidente da ABRADHENF.
Profa. Dra. Carla Aparecida Arena Ventura - Diretora do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, EERP-USP.

PROMOÇÃO

APOIO


PATROCÍNIO INSTITUCIONAL

APOIO INSTITUCIONAL


INSCRIÇÕES

A inscrição dá o direito de assistir as atividades da programação científica de 29 e 30 de novembro. Os cursos pré-congresso possuem valores próprios. 
A inscrição na qualidade de estudante implicará em apresentação de documento comprobatório da instituição de ensino vinculada.
Em caso de ausência de comprovação de pagamento em 15 dias implicará no cancelamento da inscrição.

  •     CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO:
  Valor Promocional até 31/05/2019 01/06 a 31/7/2019 01/08 a 15/10/2019 16/10 a 09/11/2019 No local
Enfermeiro ou outras áreas 150,00 200,00 250,00 290,00 330,00
Estudante de graduação (50 vagas) 100,00 130,00 180,00 220,00 260,00
Estudante de Pós-graduação 120,00 180,00 230,00 270,00 310,00

 

  • Cursos pré-congresso (valor por curso)
  Valor Promocional até 31/05 01/06 a 31/7/2019 01/08 a 15/10/2019 16/10 a 09/11/2019 No local
Todas as categorias 50,00 70,00 90,00 100,00 120,00


POLÍTICA DE DESISTÊNCIA E REEMBOLSO

Justificativa Reembolso
Desistência em caso de trabalho cientifico não aprovado  70% do valor pago
Desistência por questões de saúde (comprovação por atestado médico) 80% do valor pago
Desistência sem justificativa 50% do valor pago

Pagamento

Payment - Pagamentos de Inscricoes

Formulário de Inscrição


PROGRAMAÇÃO

28 DE NOVEMBRO (quinta-feira)   – Pré-Congresso

9:00-12:00h Pré-Cursos

Prof. Dr. Fernando Porto

      FONTES PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA ENFERMAGEM  -    28/11 9-12h LOCAL:Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP)

 

Enfermeiro e Bacharel em História. Pós-doutor pela Escola de Enfermagem da USP, Professor Associado da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da UNIRIO. Líder do Laboratório de História do Cuidado e Imagem em Enfermagem – LACUIDEN – UNIRIO. Membro da comissão História da Enfermagem junto à Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Rio de Janeiro, Brasil.

 

Profa. Dra. Maria Angélica de A. Peres

     PROJETO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA ENFERMAGEM 

28/11  9-11 h Turma A LOCAL: EERP-USP

28/11  14-16h Turma B LOCAL: EERP-USP

Professora Associada I do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, Coordenadora Acadêmica do Centro de Documentação; Coordenadora do Museu da EEAN; Coordenadora do Departamento Científico de História da Enfermagem da ABEn.

 

 

CONSTRUÇÃO DE PROGRAMA PARA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA.

28/11  9-11 h Turma A LOCAL: EERP-USP

28/11  14-16h Turma B LOCAL: EERP-USP

Profa. Dra. Marlene Fagundes C. Gonçalves

         http://servicosweb.cnpq.br/wspessoa/servletrecuperafoto?tipo=1&id=K4739948D6

Profa. Dra. Luciane Sa de Andrade

http://www2.eerp.usp.br/laeshe/sites/default/files/luciane.jpg

Profa. Ms. Carla Cristina da Cruz Almeida Lima

 http://www2.eerp.usp.br/laeshe/sites/default/files/carla.gif

Pedagoga, Mestre em Educação (Psicologia Educacional), Doutora em Educação (Didática). Pós-doutorado na Faculty of Nursing da University of Alberta, Canadá. Professora Associada da EERP-USP. Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) da EERP/USP. Membro do Grupo de Apoio Pedagógico de Ribeirão Preto - USP (GAPRP).

Psicóloga, Mestrado em Psicologia e doutorado em Educação. Professora Associada da EERP-USP. Pós-doutorado na Faculty of Nursing da University of Alberta, Canadá. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Saúde na Educação Básica e Abordagem Histórico-cultural (SEBAHC), CNPq. Atuou no Ministério da Educação como coordenadora nacional de programas de formação de professores em exercício.

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Analisou o perfil do ensino de História da Enfermagem no Estado de São Paulo em 2018.

 

14:00-15:30h Eventos paralelos (em elaboração)

15:30-15:45h Intervalo

15:45h-18:30h Assembleia Abradhenf

 

 

 

29 DE NOVEMBRO (sexta-feira)  1º DIA

8:00 - 8:30h –Retirada de materiais e identificação.

8:30-9:15h – Cerimônia de Abertura.

9:15-12:00h Trajetória Histórica e panorama atual do Ensino de História da Enfermagem.

12:00h-14:00- Almoço

14-16:00h Importância do Ensino de História da Enfermagem na formação do Enfermeiro.

Coordenador da Mesa

Palestrante

Palestrante

Prof. Dr. Genival Fernandes de Freitas

Profa. Dra. Taka Oguisso

Prof. Dr. Francisco-Javier Castro-Molina

Enfermeiro e advogado, Professor Titular da Escola de Enfermagem da USP. Coordenador do Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-Americana CHCIA/EEUSP. Pós-Doutorado em História e Antropologia dos Cuidados, pela Universitat D'Alacant (Espanha). Líder do Grupo de Pesquisa - História e Legislação da Enfermagem da EE-USP, com ampla pesquisa em História e Legislação da Enfermagem. Membro da Diretoria da Federación Iberoamericana de Historia de la Enfermería. 2º Vice Presidente da ABRADHENF. São Paulo, Brasil.

Enfermeira e advogada, professora titular aposentada da Escola de Enfermagem da USP. Membro Acadêmico da Academia Brasileira de História da Enfermagem - ABRADHENF. Escritora de livros-texto para o ensino de História da Enfermagem em todo o país, pesquisadora reconhecida internacionalmente por sua obra. São Paulo, Brasil.

Presidente da Associação Canaria de História da Enfermagem e da Profissão de Enfermagem (ACHPE) e Diretor do seminário Canário Permanente de História da Enfermagem.
Enfermeiro, historiador de arte y antropólogo. Professor da Escola de Enfermagem Nuestra Señora de Candelaria (Universidade de La Laguna). Diretor da EGLE: Revista de Historia da Profissão de Enfermagem e das Ciências da Saúde, Espanha.

 

16:00-16:30h Intervalo 

16:30-18:15h Desafios para o uso de metodologias ativas no Ensino em História da Enfermagem.

Coordenador da Mesa

Palestrante

Palestrante

Palestrante

Prof. Dr. Fernando Porto

Profa. Dra. Luciana Barizon Luchesi

Profa. Dra. Maria Angélica de Almeida Peres

Prof. Dr. José Manuel Moran Costas

Enfermeiro e Bacharel em História. Pós-doutor pela Escola de Enfermagem da USP, professor associado da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da UNIRIO. Líder do Laboratório de História do Cuidado e Imagem em Enfermagem – LACUIDEN – UNIRIO. Membro da comissão História da Enfermagem junto à Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Rio de Janeiro, Brasil.

Enfermeira e Licenciada em História. Professora e pesquisadora do ensino de História da Enfermagem e uso de metodologias ativas. Professora doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, líder Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE), membro da comissão História da Enfermagem junto à Biblioteca Virtual em Saúde – BVS. 1a Vice-Presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem – ABRADHENF.

Professora Associada I do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, Coordenadora Acadêmica do Centro de Documentação; Coordenadora do Museu da EEAN; Coordenadora do Departamento Científico de História da Enfermagem da ABEn.  sora titular aposentada da Escola de Enfermagem da USP.

Nacido na Espanha, naturalizado brasileiro. Possui graduação em Filosofia, mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor aposentado da Universidade de São Paulo -USP. Atualmente é professor na ESALC-USP no curso de Pós-Graduação do especialização MBA em Gestão Escolar com a disciplina de Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais.

 

 30 DE NOVEMBRO (sábado)  2º DIA

8:30h – 10:15h Produção de Pesquisa em História da Enfermagem e seu uso no Ensino.

Coordenador da Mesa

Palestrante

Palestrante

Palestrante

Profa. Dra. Taka Oguisso

Profa. Dra. Patricia O'Brien D'Antonio 

Prof. Dr. Fernando Porto

Prof. Dr. Manuel Amezcua

Enfermeira e advogada, professora titular aposentada da Escola de Enfermagem da USP. Membro Acadêmico da Academia Brasileira de História da Enfermagem - ABRADHENF. Escritora de livros-texto para o ensino de História da Enfermagem em todo o país, pesquisadora reconhecida internacionalmente por sua obra. São Paulo, Brasil.

Diretora  do Instituto Bárbara Bates, Centro para a Pesquisa em História da Enfermagem – EUA. Editora da revista Nursing History Review, Associação Americana de História da Enfermagem. Docente na Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia. 

Enfermeiro e Bacharel em História. Pós-doutor pela Escola de Enfermagem da USP, professor associado da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da UNIRIO. Líder do Laboratório de História do Cuidado e Imagem em Enfermagem – LACUIDEN – UNIRIO. Membro da comissão História da Enfermagem junto à Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Rio de Janeiro, Brasil.

Presidente da Fundación Index, produtor da base de datos CUIDEN, membro do Grupo Oseira de Historia da Enfermagem. Editor chefe dos periódicos Temperamentvm (Historia y pensamiento enfermero) y de Index de Enfermería. Catedrático de investigação em Cuidados de Saúde, UCAM, e professor de Historia da Enfermagem de CADISJD, Universidad de Sevilla, España.

 

10:15-10:30h Intervalo 

10:30-12:00h – Desafios para a valorização do Ensino em História da Enfermagem

12:00-14:00h Almoço

13:00-15:30h Apresentação de trabalhos pôster e oral.

15:30-16:00h Intervalo 

16h-16:45h – Entrega de prêmio Prêmios

16:45h-17:30h  – Encerramento do Evento


TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHO
A Mostra Científica comporta 200 (duzentos) trabalhos no formato Pôster, na área História da Enfermagem, incluindo as sub-áreas: 
  1. Ensino de História da Enfermagem
  2.  Enfermagem ao longo da história; 
  3. História dos cursos, das entidades de classe e de personagens; 
  4. Identidade profissional; 
  5. Gênero; 
  6.  Recursos para a pesquisa em História da Enfermagem; 
  7. Organização e preservação de acervos. 

MODALIDADE RESUMO

Apresentação dos resumos (modelo do resumo ao término dessa norma).
Cabeçalho contendo título (até 20 palavras), subárea (informar uma subárea dentre as sete indicadas acima), nome dos autores em sequência (máximo 6), com indicação da palavra relator entre parênteses (ao final do nome do autor que fará a apresentação oral do trabalho), nota sequencial contendo titulação, instituição e e- mail. O resumo (seguir o modelo disponibilizado) deve conter no máximo 2500 caracteres (com espaço). Folha A4, Fonte Arial (título 14; subárea, autores e texto 12; titulação 10), espaçamento simples, contendo: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e discussão e Conclusão (ou Considerações Finais), até 3 referências (Estilo “Vancouver”) e até 3 descritores, de acordo com o DeCS (http://decs.bvs.br/). Os
resumos escritos poderão ser enviados nas versões (Português/Ingles, Espanhol/Inglês ou apenas Inglês), conforme modelos ao final dessa página no link Download dos Modelos Para Trabalho Científico.
O RESUMO deve ser enviado utilizando-se modelos em anexo no link Download dos Modelos Para Trabalho Científico, que encontra-se ao final dessa página, de acordo com o padrão na pasta referente a língua de seu país (PORTUGUES, SPAÑOL OU ENGLISH), sendo o arquivo enviado em formato doc, não deve ser transformado em outros formatos. 

Para efetuar a inscrição do trabalho será necessário o envio, para o email abradhenfeventos@gmail.com, dos seguintes documentos: 1- Resumo do trabalho conforme normas do 1st International Congress on the History of Nursing Education (ICoHNE), 5th Colloquium of the Brazilian Academy of Nursing History (ABRADHENF) and 2nd Symposium of the Laboratory for Nursing History Studies (LAESHE),2- confirmação do pagamento da inscrição do relator no evento e o 3-Termo de Transferência de Direitos Autorais assinados por todos os autores. 

Os trabalhos aprovados serão apresentados em formato pôster (90 cm de largura e 100 cm de altura). A apresentação de trabalhos está condicionada a participação do relator no evento. Os trabalhos poderão ser apresentados nas categorias: Relato de experiência, relatório final de pesquisa, revisão integrativa ou revisão sistemática. Não serão aceitos trabalhos de autoria apenas de estudantes ou pesquisa em andamento. O prazo máximo para a inscrição será até 31 de agosto de 2019. O autor que submeter o trabalho será informado via e-mail da apreciação dos trabalhos e, caso aprovado, dos horários de exposição dos pôsteres. 

Os resumos compilados em formato digital ficarão permanentemente, ou pelo tempo que a Liderança do LAESHE e Diretoria da ABRADHENF julgar pertinente, à disposição do público para download gratuito no site do LAESHE e ABRADHENF. OS TRABALHOS FORA DO PADRÃO DE FORMATAÇÃO SERÃO DEVOLVIDOS, SEM ANÁLISE, PARA O E- MAIL DO RELATOR. 
Envio de trabalhos on-line: abradhenfeventos@gmail.com 

Destaca-se que a apresentação presencial (oral) dos trabalhos aprovados na modalidade pôster ou apresentação oral, poderão ser realizados em português, espanhol ou inglês, conforme escolha do relator. 

 

PRÊMIO LAVINIA LLOYD DOCK

Art. 1º - O Prêmio LAVINIA LLOYD DOCK, instituído em 2019, especialmente para o ICoHNE e patrocinado pelo Laboratório de Estudos em História da Enfermagem, destina-se aos melhores trabalhos cujo foco seja na área de ENSINO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM, apresentados durante o evento. O Prêmio Prêmio LAVINIA LLOYD DOCK comporta 20 (vinte) trabalhos.
Art. 2º - Os trabalhos inscritos para o Prêmio PRÊMIO LAVINIA LLOYD DOCK deverão ter por tema ENSINO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM; ter caráter inédito, atestado por seus autores; Os cinco melhores trabalhos serão convidados para apresentação oral durante o programa do ICoHNE.  Os outros 15 serão convidados para apresentação em formato pôster.
Art.3º - Os trabalhos concorrentes ao PRÊMIO LAVINIA LLOYD DOCK serão avaliados, previamente, pela comissão científica, para proceder à conferência quanto às normas e formatação que, após, serão encaminhados para uma comissão avaliadora nomeada pela diretoria da ABRADHENF, para que se verifique sua adequação ao tema do prêmio, bem como, a pertinência e relevância científica.
Art.4º- Serão aceitos trabalhos elaborados individualmente ou em grupo de, no máximo, seis autores. Parágrafo Único – Não serão aceitos trabalhos de autoria apenas de estudantes.
Art.5º- Para concorrer ao prêmio, é obrigatório encaminhar o comprovante de inscrição no evento de pelo menos um dos autores.
Art.6º- A Comissão Avaliadora do Prêmio formalizará, em relatório, o processo de avaliação dos trabalhos, relacionando os concorrentes e justificando a escolha dos três primeiros classificados.
§ 1º O Prêmio será destinado ao 1º, 2º e 3º melhores trabalhos sobre o ENSINO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM apresentado durante o 1st International Congress on the History of Nursing Education (ICoHNE), 5th Colloquium of the Brazilian Academy of Nursing History (ABRADHENF) and 2nd Symposium of the Laboratory for Nursing History Studies (LAESHE) e constará de um certificado e de um troféu.
§ 2º O ICoHNE se reserva no direito de suspender a premiação (1º, 2º e 3º lugar) na ausência de trabalhos que contemplem as normas estabelecidas.
Art.7º- Não caberá recurso das decisões da Comissão Avaliadora do Prêmio.
Art. 8º - A proclamação e premiação dos trabalhos classificados nos três primeiros lugares serão realizadas na Sessão de Encerramento do evento.
Art. 9º - Compete à Liderança do LAESHE, dirimir as dúvidas surgidas na interpretação deste Regulamento, bem como sugerir as modificações necessárias, as quais serão alvo de discussão e aprovação em reunião de Diretoria executiva do evento.
Art. 10º Casos omissos serão resolvidos pela Liderança do LAESHE. Ribeirão Preto, 05 de fevereiro de 2019.

 

FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS PRÊMIO LAVINIA LLOYD DOCK
Para concorrer ao PRÊMIO LAVINIA LLOYD DOCK”, o trabalho deve ser enviado pelo e-mail: abradhenfeventos@gmail.com, utilizando-se modelos em anexo no link Download dos Modelos Para Trabalho Científico, que encontra-se ao final dessa página, de acordo com o padrão na pasta referente a língua de seu país (PORTUGUES, SPAÑOL OU ENGLISH), sendo o arquivo enviado em formato doc, não deve ser transformado em outros formatos, contendo o trabalho nas modalidades RESUMO E MODELO PARA PRÊMIO.
O resumo e o trabalho completo devem ser apresentados em arquivos diferentes conforme modelos anexos. O RESUMO deve seguir as orientações constantes nas “NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHO MODALIDADE RESUMO”, onde constará a identificação dos autores.
O trabalho completo deverá seguir em um segundo arquivo, em Folha A4, Fonte Arial (título 14 e texto 12), espaçamento de 1,5 contendo o máximo de 15 páginas, CUJO MODELO ENCONTRA-SE EM ANEXO. No trabalho completo NÃO PODERÁ CONTER O NOME DOS AUTORES (Apenas o título e o texto alusivo ao trabalho).
Deverá ser enviada a confirmação da inscrição do relator no evento e o Termo de Transferência de Direitos Autorais assinado por todos os autores.
A comissão científica verificará a adequação quanto às normas do evento e do prêmio e, devolverá aos autores, caso viole alguma norma ou, encaminhará para a comissão avaliadora (apenas o arquivo contendo o trabalho completo).
Serão aceitos somente relato de experiência, revisão integrativa, revisão sistemática ou relatório final de pesquisa, inéditos.
O prazo máximo para a inscrição será até 31 de agosto de 2019. O autor que submeteu o trabalho será informado via e-mail da apreciação dos trabalhos e, caso aprovado, dos horários de exposição oral do trabalho em apresentação oral ou pôster. Os trabalhos aprovados, não serão publicados na íntegra, apenas o resumo. Os resumos compilados em formato digital ficarão permanentemente, ou pelo tempo que Liderança do LAESHE e a Diretoria da ABRADHENF julgar pertinente, à disposição do público para download gratuito no site da ABRADHENF e do LAESHE.
OS TRABALHOS FORA DO PADRÃO DE FORMATAÇÃO SERÃO DEVOLVIDOS, SEM ANÁLISE, PARA O E-MAIL DO RELATOR.
Envio de trabalhos on-line: abradhenfeventos@gmail.com

Destaca-se que a apresentação presencial (oral) dos trabalhos aprovados na modalidade pôster ou apresentação oral, poderão ser realizados em português, espanhol ou inglês, conforme escolha do relator. 

 


PRÊMIO TAKA OGUISSO
Art. 1º - O Prêmio TAKA OGUISSO, instituído em 2018 e patrocinado pela Academia Brasileira de História da Enfermagem, destina-se aos melhores trabalhos cujo foco seja na área de HISTÓRIA DA ENFERMAGEM, apresentados durante o 1st International Congress on the History of Nursing Education (ICoHNE), 5th Colloquium of the Brazilian Academy of Nursing History (ABRADHENF) and 2nd Symposium of the Laboratory for Nursing History Studies (LAESHE) O Prêmio TAKA OGUISSO comporta 20 (vinte) trabalhos.
Art. 2º - Os trabalhos inscritos para o Prêmio TAKA OGUISSO deverão ter por tema a História da Enfermagem; tter caráter inédito, atestado por seus autores; Os cinco melhores trabalhos serão convidados para apresentação oral durante o programa do ICoHNE.  Os outros 15 serão convidados para apresentação em formato pôster.
Art.3º - Os trabalhos concorrentes ao Prêmio TAKA OGUISSO serão avaliados, previamente, pela comissão científica, para proceder à conferência quanto às normas e formatação que, após, serão encaminhados para uma comissão avaliadora nomeada pela Presidência da ABRADHENF, para que se verifique sua adequação ao tema do prêmio, bem como, a pertinência e relevância científica.
Art.4º- Serão aceitos trabalhos elaborados individualmente ou em grupo de, no máximo, seis autores. Parágrafo Único – Não serão aceitos trabalhos de autoria apenas de estudantes.
Art.5º- Para concorrer ao prêmio, é obrigatório que, pelo menos, um dos autores seja associado/filiado da Academia Brasileira de História da Enfermagem - ABRADHENF, devendo encaminhar o comprovante de quitação da anuidade do ano de 2019, junto com os demais documentos exigidos nas normas do evento. A filiação pode ser feita em http://www.abradhenf.com.br/filiacao.php
Art.6º- A Comissão Avaliadora do Prêmio formalizará, em relatório, o processo de avaliação dos trabalhos, relacionando os concorrentes e justificando a escolha dos três primeiros classificados.
§ 1º O Prêmio será destinado ao 1º, 2º e 3º melhores trabalhos apresentado durante o 1st International Congress on the History of Nursing Education (ICoHNE), 5th Colloquium of the Brazilian Academy of Nursing History (ABRADHENF) and 2nd Symposium of the Laboratory for Nursing History Studies (LAESHE)) e constará de um certificado e de um troféu;
§ 2º O 1st International Congress on the History of Nursing Education (ICoHNE), 5th Colloquium of the Brazilian Academy of Nursing History (ABRADHENF) and 2nd Symposium of the Laboratory for Nursing History Studies (LAESHE) se reserva no direito de suspender a premiação (1º, 2º e 3º lugar) na ausência de trabalhos que contemplem as normas estabelecidas.
Art.7º- Não caberá recurso das decisões da Comissão Avaliadora do Prêmio.
Art. 8º - A proclamação e premiação dos trabalhos classificados nos três primeiros lugares serão realizadas na Sessão de Encerramento do evento.
Art. 9º - Compete à Diretoria da ABRADHENF, dirimir as dúvidas surgidas na interpretação deste Regulamento, bem como sugerir as modificações necessárias, as quais serão alvo de discussão e aprovação em reunião de Diretoria da ABRADHENF.
Art. 10º Casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da ABRADHENF. São Paulo, 19 de abril de 2018. Reunião de Diretoria da ABRADHENF.

 

FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS Prêmio “TAKA OGUISSO”
Para concorrer ao Prêmio “TAKA OGUISSO”, o trabalho deve ser enviado pelo e-mail: abradhenfeventos@gmail.com, utilizando-se modelos em anexo no link Download dos Modelos Para Trabalho Científico, que encontra-se ao final dessa página, de acordo com o padrão na pasta referente a língua de seu país (PORTUGUES, SPAÑOL OU ENGLISH), sendo o arquivo enviado em formato doc, não deve ser transformado em outros formatos, contendo o trabalho nas modalidades RESUMO E MODELO PARA PRÊMIO.

O resumo e o trabalho completo devem ser apresentados em arquivos diferentes, conforme modelos anexos. O RESUMO deve seguir as orientações constantes nas “NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHO MODALIDADE RESUMO”, onde constará a identificação dos autores.

O trabalho completo deverá seguir em um segundo arquivo, em Folha A4, Fonte Arial (título 14 e texto 12), espaçamento de 1,5 contendo o máximo de 15 páginas, CUJO MODELO ENCONTRA-SE EM ANEXO. No trabalho completo NÃO PODERÁ CONTER O NOME DOS AUTORES (Apenas o título e o texto alusivo ao trabalho).
Deverá ser enviado, além do trabalho: 1- a confirmação da inscrição do relator no evento, 2 -comprovante de quitação da anuidade da ABRADHENF de 2019 de, pelo menos, um dos autores na qualidade de associado e o 3 -Termo de Transferência de Direitos Autorais, assinado por todos os autores.
A comissão científica verificará a adequação quanto às normas do evento e do prêmio e, devolverá aos autores, caso viole alguma norma ou, encaminhará para a comissão avaliadora (apenas o arquivo contendo o trabalho completo). A comissão avaliadora será composta por membros indicados pela Presidência da ABRADHENF.
Para concorrer ao Prêmio “TAKA OGUISSO”, serão aceitos somente relato de experiência, revisão integrativa, revisão sistemática ou relatório final de pesquisa inéditos.
O prazo máximo para a inscrição será até 31 de agosto de 2019. O autor que submeteu o trabalho será informado via e-mail da apreciação dos trabalhos e, caso aprovado, dos horários de exposição do trabalho em apresentação oral ou pôster. Os trabalhos aprovados, não serão publicados na íntegra, apenas o resumo. Os resumos compilados em formato digital ficarão permanentemente, ou pelo tempo que Liderança do LAESHE e a Diretoria da ABRADHENF julgar pertinente, à disposição do público para download gratuito no site da ABRADHENF e do LAESHE.
OS TRABALHOS FORA DO PADRÃO DE FORMATAÇÃO SERÃO DEVOLVIDOS, SEM ANÁLISE, PARA O E-MAIL DO RELATOR.
Envio de trabalhos on-line: abradhenfeventos@gmail.com

Destaca-se que a apresentação presencial (oral) dos trabalhos aprovados na modalidade pôster ou apresentação oral, poderão ser realizados em português, espanhol ou inglês, conforme escolha do relator. 


 

CONTATO

Comissão executiva/ Executive Comission


+55 (16) 33150535
abradhenfeventos@gmail.com